fbpx

Catedral Viagens

Comunicado Coronavírus: Entenda a situação, nossas políticas relacionadas ao assunto e como isso pode afetar sua viagem. Mais informações

Central de atendimento:

(19) 3294-0077

- de seg. à sex. das 9h às 18h e sáb. das 9h às 12h

valor do câmbio (20/04/2021) - Dólar R$5,72 | Euro €6,91

Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

7 frases célebres que deixam grandes lições aos filhos

Artigos › 19/02/2021

Para todos nós que tivemos a bênção de ser pais, nosso principal objetivo é ser os melhores para nossos filhos; é uma meta constante que permanecerá até o fim de nossa existência. Não importa a idade que eles tenham, sempre desejaremos estar presentes para apoiá-los e amá-los incondicionalmente.

Embora o caminho não seja simples, estou certa de que todos os pais se esforçam para ensinar aos seus filhos grandes lições de vida; confiantes de que eles conseguirão ser felizes, independentes e responsáveis. Mesmo dentro de nosso coração ansiamos que os filhos nos vejam como guias a seguir, que nos admirem.

Embora os filhos muitas vezes não compreendam nosso grande esforço para ensiná-los, talvez por sua imaturidade; com o passar do tempo eles vão perceber e lembrar-se das palavras que lhes dissemos e que vão deixá-los marcados para a vida, formando suas personalidades.

Lições que não se esquecem

Todas as ações complementadas com o valor das palavras, são grandes lições para os filhos. Como você sabe, desde pequenos os filhos aprendem a imitar os pais e por isso, quando se juntam as ações e as frases, sem dúvida, tornarão mais enriquecedora a aprendizagem.

Como diz Charles R. Swindoll numa frase, “Todos os dias da nossa vida fazemos depósitos nos bancos de memória dos nossos filhos”, assim conseguiremos fazer com que essas palavras fiquem gravadas. Agora, aqui estão ótimas lições que deixam grandes ensinamentos:

1 “Entre as dificuldades se esconde a oportunidade” (Albert Einstein)

Todos os pais sabem que a vida está cheia de obstáculos que, na realidade, são aprendizagens de vida. Se queremos que os nossos filhos compreendam de forma positiva todos os erros que cometem e as dificuldades que a própria vida lhes apresenta, temos de lhes dizer que são oportunidades que nos ajudam a ser melhores pessoas.

Cada dificuldade será uma nova oportunidade para alcançar o que queremos e desejamos, por isso deverão aprender a pensar positivo e tirar o melhor de cada situação negativa que enfrentam.

2 “Quem pensa que sabe tudo, está perdendo o gosto de conhecer novas coisas” (Albert Einstein)

Muitas vezes, acontece de o egocentrismo se apoderar de nós, gerando pensamentos de grandeza ou superioridade. No entanto, acreditar que sabemos tudo e que ninguém pode entender isso é uma educação prejudicial para o desenvolvimento dos nossos filhos.

Por esta razão, será conveniente explicar-lhes que cada dia haverá sempre algo novo a aprender e a conhecer, que o conhecimento será a sua melhor arma para enfrentar a vida, por isso será melhor apreciá-la. Esta lição vai em conjunto com ouvir os outros, deixar que eles opinem e, assim, chegar a acordos que sejam “ganha-ganha”, desta forma vamos conseguir com que nossos filhos sejam mais empáticos com as pessoas à sua volta.

3 “Algumas pessoas passam por nossa vida para nos ensinar a não sermos como elas” (Oscar Wilde)

É tão importante compreender que julgar as pessoas ou criticá-las não leva a nada de bom. Só devemos saber como é que elas enfrentaram os obstáculos da vida para que reflitamos e, assim, não repitamos os mesmos erros.

Uma boa lição para os filhos é precisamente ensinar-lhes que todas as pessoas que conhecemos estão em nossas vidas por alguma razão, algumas para nos apoiar, outras para nos ajudar ou simplesmente para ensinar as consequências que podemos ter seguindo suas más decisões.

4 “O sucesso consiste em ir de fracasso a fracasso sem perder o entusiasmo” (Winston Churchill)

Sem medo de errar, posso afirmar que todos, em algum momento da vida, sentimo-nos derrotados; quando fracassamos, perdemos o entusiasmo e até a vontade de viver e seguir lutando por nossas metas.

No entanto, é preciso ensinar aos filhos que o fracasso não deve ser um conceito negativo em suas mentes, ao contrário, fracassar é algo que todas as pessoas experimentam e que podem fazê-los ser melhores a cada dia.

5 Eu gosto de amigos que têm pensamentos independentes porque eles tendem a fazer você ver os problemas de todos os ângulos” (Nelson Mandela)

Pensar que temos razão em tudo e não ouvir os outros pode envolver-nos em grandes problemas na vida. Assim, será conveniente ensinar aos filhos que escutar aos demais (às vezes) os ajudarão a tomar melhores decisões em sua vida.

Inclusive, aprender a escutar os outros é uma virtude que poucos exercem, se conseguirmos fazer com que os filhos escutem, então, estaremos tranquilos de que muitos problemas que enfrentem poderão resolver por eles mesmos.

6 “O ponto de saída para todas as realizações é o desejo” (Napoleon Hill)

Nunca devemos perder os sonhos, as metas e as expectativas, por mais que a vida nos dê as costas, sempre devemos manter o desejo de conquistar o que queremos. Uma lição para os filhos é precisamente ensinar-lhes que podem alcançar e obter muitas coisas se mantiverem firmes seus desejos e sua fé em si mesmos.

7 “Não viva no passado, não sonhe sobre o futuro, concentre sua mente no momento presente” (Uma das frases sobre a vida de Buda)

Viver o momento presente muitas vezes é algo que custa muito trabalho, já que a própria vida nos leva a focar nossos pensamentos num passado ou num futuro incerto. Devemos ensinar os filhos a viverem o seu presente, a deixar de se preocupar com as coisas que aconteceram ou que acontecerão.

Inclusive, esta lição vai unida à frase “Não recordamos os dias, recordamos os momentos” (Cesare Pavese), já que só importam os momentos presentes para que consigamos sentir-nos felizes.

Muitas lições de grandes celebridades podem nos ajudar neste caminho da educação; vamos deixar que estas frases sejam boas reflexões na vida de nossos filhos. Lembre-se de que deve agir como exemplo, assim seus filhos poderão enriquecer seu aprendizado.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 7 frases célebres que dejan grandes lecciones a los hijos

Fonte: Familia.com.br

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.