fbpx

Catedral Viagens

Comunicado Coronavírus: Entenda a situação, nossas políticas relacionadas ao assunto e como isso pode afetar sua viagem. Mais informações

Central de atendimento:

(19) 3294-0077

- de seg. à sex. das 9h às 18h e sáb. das 9h às 12h

valor do câmbio (02/04/2020) - Dólar R$5,41 | Euro €5,87

Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Você sabe o que é estado de vida?

Artigos › 16/01/2020
thinking-2725279-640

Imagem de David Yu por Pixabay

A Igreja chama de estado de vida a condição esponsal que a pessoa assume. Quando dizemos esponsal, imediatamente lembramo-nos de esposos, ou seja, pensamos na vocação ao matrimônio. Por sua vez, esponsal se refere também àqueles que se consagram numa vida de celibato, como esposos de Cristo. Logo, condição esponsal refere-se a três opções:

• Aqueles que se unem a alguém do sexo oposto no matrimônio.

• A vida clerical, são os homens que se unem a Cristo no sacramento da ordem, que abraçam o celibato.

• E, por último, os leigos celibatários, homens e mulheres que se consagram pelo celibato a uma vida dedicada a Cristo. A grande parte desses adere a algum instituto religioso, segue um carisma, normas de uma instituição e faz votos.

Quais os outros estados de vida?

Mas há muitas pessoas que vivem no mundo secular sem se casarem. Esses não fazem votos, no entanto, se dedicam numa paróquia, numa pastoral, por amor a Deus. E há também aqueles que não se casam, não fazem votos e se dedicam em outras causas ligadas às necessidades apresentadas no mundo, das pessoas, dos animais ou da natureza.

E você precisa se definir quanto a isso, consagrar-se numa vida de celibato, dedicado ao Reino de Deus por meio de um voto de virgindade e entrega total de vida; e, se o leitor for do sexo masculino, tem de discernir se é chamado ao sacerdócio, ou reconhecer em si a vocação de dividir a vida com alguém do sexo oposto pelo sacramento do matrimônio.

Para algumas pessoas é até bem fácil discernir, pois, o desejo por uma dessas opções é latente e visível desde tenra idade. Já, para outras, o que poderia ser uma certeza, muda com o encontro pessoal com o Cristo.

Você sabe qual é o seu estado de vida?

Porquanto, como fazer para definir seu estado de vida? Assim como na interpretação da missão, irá acontecer uma atração por um ou pelo outro caminho.

Se a dúvida for muito persistente, então, você deve buscar discernir com calma, porque, quanto mais buscar definir-se em paz de coração, sem pressa, mas esperar que Deus fale, principalmente por meio da sua humanidade (atração e vontade própria), mais claro ficar-se-á os sinais da atração e, consequentemente, a certeza.

O que também pode ajudar é conhecer a vida de um casal, suas alegrias, atribuições, desafios e perspectivas a respeito dos filhos. Depois, vá também a um sacerdote ou celibatário, descubra sobre sua realização, sua solidão, seus medos, desejos. Desse modo, você irá se encantar, cada vez mais, com tudo aquilo que diz respeito ao seu estado de vida, inclusive com os desafios.

O Senhor tem sempre o melhor para você e não te deixa sem resposta.

Por Sandro Arquejada, via Canção Nova

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.